- Anúncios -

O handebol é um esporte prá la de praticado no Brasil, segundo dados divulgados em 2003 pela Federação Internacional de Handebol (IHF), o Brasil ocupava a 5ª posição mundial com relação a números de praticantes federados no handebol, com cerca de 201.048 com vínculos em 687 clubes e 7.774 equipes. Dito isso, a popularidade do esporte motivou a escrita de diversos livros sobre handebol. Portanto, listamos 10 livros de handebol, para quem aprender mais sobre a história do esporte, conceitos, regras e como ele é praticado, táticas e técnicas.

Handebol
                                  Créditos / Pinterest

1 – Handebol: as histórias e o desenvolvimento do esporte em diferentes matizes

Este livro aborda o Handebol em diversos contexto, trazendo a sua abordagem em escolas públicas e privadas; como ele pode modificar a vida de crianças e adolescentes, bem como a vida profissional dos indivíduos e por fim o Handebol de areia que cresce constantemente no cenário nacional.

2 – Handebol: Conceitos e aplicações

Qual é a história do handebol até se tornar o jogo que conhecemos atualmente? Quais os principais torneios de handebol no Brasil e no mundo? Como se joga handebol e quais são as suas regras? Que elementos técnicos e táticos são utilizados no ataque e na defesa? Como o goleiro de handebol atua técnica e taticamente? Essas e outras perguntas são respondidas de maneira objetiva e didática em Handebol: conceitos e aplicações, uma excelente leitura para estudantes e profissionais em busca de informações sobre esse esporte tão praticado no mundo todo.

Handebol: conceitos e aplicações segue uma perspectiva de afastamento dos convencionalismos existentes nos livros-texto, mas deixa clara a teoria relacionada com os conteúdos inerentes à modalidade.

3 – Regras Oficiais de Handebol e Beach Handebol

No decorrer dos textos destas “Regras Oficiais Handebol e Beach Handball”, todas as referências feitas a um treinador, jogador ou oficial no gênero masculino, também se aplicam ao genêro feminino. É preciso que se entenda que essa opção é feita apenas por uma questão prática.

4 – Manual de Handebol. Treinamento de Base Para Crianças e Adolescentes

O livro introduz uma nova abordagem para o treinamento baseada na adequação de todas as categorias e respeitando as particularidades de cada nível de desempenho, propondo um trabalho apropriado lúdico e interdisciplinar.

5 – Handebol

O Professor Jorge Dorfman Knijnik mostra que, ao contrário do que muitos pensam e propagam por aí, para atingir a meta do adversário é preciso muito mais do que ser forte, é preciso ser inteligente. Assim, o handebol moderno, explicado em detalhes neste livro, é um jogo que nasce e evolui sob o signo da inteligência. Pensar, observar, decidir, criar, arriscar, tudo isso é fundamental nessa modalidade esportiva.

Provocando polêmicas sobre aspectos históricos e de treinamento, Jorge Knijnik vai fundo neste livro em todos os aspectos do jogo, deixando aqui sua marca indelével. Ele traz a vivência de quem, como praticamente, pensador, estudioso e amante de uma modalidade excitante e apaixonante, conhece cada detalhe da quadra. Além disso, emprega esse conhecimento para fazer aquilo que mais gosta: ensinar a aprender e ensinar a pensar, para que cada um busque a própria autonomia de propor soluções sempre inovadoras para os problemas que não param de surgir na quadra.

6- Handebol: da Iniciação à Preparação Esportiva

Muito se fala sobre os esportes em meios de comunicação populares como a televisão e a internet, porém, no caso do handebol, faltam propostas na literatura técnica que possam dar subsídios para que o esporte seja iniciado e desenvolvido com qualidade.

Este livro busca suprir essa lacuna, apresentando aos acadêmicos, professores e treinadores envolvidos com esse esporte uma proposta didática que ressalta aspectos teóricos fundamentais e, também, a sugestão de atividades práticas relacionadas à iniciação e à preparação do jogador e da equipe de handebol. “A metodologia utilizada pelo professor Soró (como é conhecido no meio) no ensino do esporte na universidade legitima sua competência teórica para escrever este livro, e sua trajetória, na prática, como técnico e jogador, confirma suas proposições.

Além disso, este material proporciona uma reflexão sobre o que acontece no dia a dia da vida acadêmica e, certamente, nas atividades práticas dos técnicos de handebol.

7 – Manual de Handebol. Da Iniciação ao Alto Nível

O Handebol, como uma das modalidades esportivas de quadra mais praticadas por crianças e jovens, não delimita sua presença somente aos diferentes níveis e categorias de competição. Pelo contrário, neste livro, as diferentes facetas da modalidade Handebol, desde suas origens históricas à concepção pedagógica de sua prática e do seu ensino-aprendizagem-treinamento, são relacionadas de forma didática.

Todos os capítulos que compõem a obra seguem uma sequência pedagógica e didática, que levam o leitor a um conhecimento amplo do esporte.

8 – Handebol. Teoria E Prática

O Handebol estava precisando de uma obra detalhada sobre esse esporte. Na primeira parte do livro o autor aborda o mercado de trabalho, faz uma síntese histórica dessa modalidade, analisa oito métodos para o ensino do esporte, como também, cada fundamento: passe, recepção, arremesso, progressão, drible e finta.

Na segunda parte do livro, faz uma análise técnica com as principais valências físicas a serem trabalhadas e jogadas por cada posição, desde o goleiro, armador central, armadores direito e esquerdo, pontas e pivô. Aborda os sistemas e as táticas utilizadas na prática do hand, técnica individualismo ofensiva, defensiva, encerrando o livro com preparação física no Handebol, e a ficha de controle técnico (scalt).

9 – Handebol: uma nova proposta metodológica

Este livro é fruto de um longo período de pesquisas bibliográficas sobre o ensino de jogos coletivos esportivizados (JCE) (REIS, 1994), de estudos teórico-práticos sobre o ensino-aprendizagem-treinamento (EAT) do handebol e de uma longa experiência dos autores como professores do ensino superior, treinadores e jogadores de handebol.

A proposta metodológica vem sendo aperfeiçoada em aulas de cursos de graduação em educação física com os acadêmicos e com equipes de adolescentes e jovens atletas.

 

10 – Samira Rocha: Arremessos e conquistas

Samira tem uma personalidade forte e uma determinação impressionante. Jogava futebol com os meninos nas ruas do subúrbio recifense antes de escolher o handebol como esporte, ultrapassou diversos obstáculos para atingir seus objetivos na modalidade. O livro não foca apenas no talento da atleta nas quadras, mas no seu exemplo de superação e luta para se manter, comercializando produtos na escola, ajudando a mãe mas despesas de casa enquanto vislumbrava um horizonte mais amplo para crescer no esporte.

Sem temer desafios, ela alcançou sua meta e conseguiu levantar taças para comemorar as conquistas marcadas de lutas e vitórias fora do ambiente esportivo. Muito mais que a história da atleta, este livro traz uma lição de vida.

Siga o Tabela Esportiva também no Google Notícias, (CLIQUE AQUI) e em seguida aperte em “Seguir”

Nossas Redes Sociais / Tabela Esportiva

https://www.instagram.com/tabelaesportivaoficial

https://twitter.com/okayokayentret1

Por fim, já acompanha nosso site? Não? Então inscreva-se para receber informações e ficar ligado nas principais competições do esporte mundial. Guias de TV e internet, além dos melhores momentos das partidas, mercado da bola e muito Futebol AO VIVO. Tudo isso para você não perder nenhum evento esportivo. Além de ficar por dentro das notícias em resumo, com escalações, data, horário, local, prognósticos e links para você acompanhar seu esporte favorito AO VIVO. Onde assistir Instituto x Atlético Tucumán: AO VIVO.

Contudo, quer fazer uma tabela conosco e nos ajudar a marcar um golaço? Então não deixe de clicar aqui, registrar sua opinião ou também deixar sugestões de melhoria do nosso conteúdo. Aqui no Tabela Esportiva, acima de tudo nosso leitor tem voz!

- Anúncios -